Chama-se “Laços” o único filme brasileiro selecionado para a fase final do Project Direct, concurso criado em outubro pelo YouTube, no qual internautas de sete países foram convidados a enviar ao portal um curta-metragem de ficção, de até 7 minutos, cuja história respeitasse três regras estabelecidas pelo cineasta Jason Reitman, de “Obrigado por Fumar”.
Os 20 escolhidos por Reitman e sua equipe foram anunciados no último sábado.
O finalista brasileiro é um projeto familiar de duas profissionais que trabalham com TV e cinema. A diretora Flávia Lacerda e a roteirista Adriana Falcão criaram a história de um encontro entre uma garota em fuga e um aparente desconhecido. Quem faz a protagonista é a filha de Adriana, Clarice, também compositora e intérprete da música-tema de “Laços”. Ela divide a cena com o amigo Célio Porto _os dois descobriram o concurso e deram o primeiro passo para que o filme fosse feito.
“Mais caseiro, impossível. Meu marido fez a câmera. O motorista fez o grip. Foi uma verdadeira ação entre amigos”, conta a diretora. “Laços” foi rodado no Rio de Janeiro, numa área residencial perto do Horto. Por ser uma competição internacional, os criadores queriam uma locação neutra, de apelo universal, no mesmo espírito do roteiro. As gravações duraram apenas um dia, feitas com uma câmera mini-DV. O curta custou entre R$ 2.000 e R$ 2.500, estima Flávia Lacerda _o principal investimento foi a diária da ilha de edição.
Os 20 finalistas podem ser vistos no YouTube, e o vencedor será escolhido pelos internautas. O portal promete anunciar o ganhador no próximo dia 5, quando também entrará no ar uma galeria com os 200 melhores curtas inscritos. Para assistir a “Laços”, basta clicar no vídeo acima. Mas, para votar nele (ou nos outros 19 concorrentes), é preciso entrar no Project Direct.
Fonte Ilustrada por igor de lyra