segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Os mistérios da Caverna do Dragão

Estava lendo o Blog do Ina que comentou sobre o desenho Caverna do Dragão, dos anos 80. Achei uma ótima pauta para o Smelly Cat e cá reuni alguns achados sobre o desenho. Na verdade, quando criança tinha um pouco de medo do desenho. O clima de mistério, o Mestre do Magos que aparecia e desaparecia, o Vingador e aquele silêncio matador quando algo estava para acontecer. Mesmo assim eu assistia, achava a Sheila muito parecida com a Daphne, e eu adorava a Daphne. Além disso, sempre quis ter um bichinho como o Uni, a unicórnio do Bobby.


Anos depois, o medo se foi (ou não…), mas os mistérios continuam. Nunca houve um episódio inicial, só sabemos como tudo começou por uma abertura, que foi ao ar no primeiro ano do desenho e passou poucas vezes no Brasil. Tampoco sabemos como acabou, o final de Carvena do Dragão (ou Drungeons & Dragons) é um verdadeiro mistério cercado por diferentes boatos de fãs da série. Entre os boatos, o mais difundido é que o Vingador é o filho do Mestre dos Magos.
Diferente do que parece, a animação contou apenas com três temporadas e 27 episódios. Ela surgiu inspirada em um RPG, um grupo de crianças, durante um passeio em um novo parque de diversões, adentrou em um trem fantasma intitulado Caverna do Dragão, que na verdade era um portal para um outro mundo. Assim eles conheceram o Mestre dos Magos que entregou-lhes armas mágicas para que se defendessem do Vingador e encontrar o caminho para casa. As crianças: Hank, Eric, Sheila, Presto, Diana e Bobby. Como todo RPG, a história é mágica, com diversas brechas e pontos sem explicação, prontos para especulações e teorias. Assim, cada um tem sua própria interpretação dos fatos que semeiam a trama.



Como já dito, não existe nenhum verdadeiro final, apenas boatos. Porém, há quem jure que um roteiro que circula pela internet chamado Réquiem e, aparentemente, escrito por Michael Reaves, seja o mais próximo possível de um verdadeiro final de Caverna do Dragão. Há ainda quem jura que viu um último episódio, diferente do que descrito em Réquiem. Esses fatores fizeram a série tão famosa e comentada até hoje.
Assista o primeiro episódio de Caverna do Dragão, ‘A noite sem amanhã’.


por Juan Felipe