Hoje, 90% da população brasileira usa o sistema de antena, o que torna o mercado potencial para a TV digital imenso. "A velocidade de troca do sistema analógico para o digital será determinada pelo consumidor", diz o diretor de tecnologia na América Latina, Walter Duran. "Nossa obrigação é colocar à disposição do consumidor os equipamentos necessários", completa. A expectativa da Philips é de, no primeiro momento, atender ao mercado paulista. Uma das primeiras preocupações da fabricante foi explicar que não é preciso trocar o aparelho de TV para ter acesso à transmissão digital.
Para ver uma TV com maior qualidade de sinal, basta instalar o conjunto conversor, cabo, antena, que a empresa disponibiliza em um kit único por R$ 1.099. A antena interna também poderá ser comprada à parte por R$ 39,90. Para as áreas em que o sinal da TV digital chegar mais fraco, a Philips lança uma antena externa, que tem preço sugerido de R$ 109,00. Para o topo da pirâmide sócio-econômica, a empresa lança as TVs de tela plana com conversor integrado, nos tamanhos 42 e 52 polegadas, com preços de respectivamente R$ 7.999,00 e R$ 12.999,00. Outra opção, que só chegará às lojas no primeiro trimestre se 2008, é o Receptor de TV Digital Móvel, que pode ser conectado por meio da porta USB e que vem com um software que permite gravar vídeos e até pausar a programação que está sendo vista ao vivo e custará R$ 370.Os novos aparelhos são compatíveis com todo tipo de TV e possuem entradas dos mais variados tipos.
Quanto à convivência da TV Digital com a TV a Cabo, a explicação de Duran é que as duas podem conviver pacificamente junto ao mesmo aparelho de TV, mas terão de ter controles remotos diferentes
Fonte M&M por Gabriel